29 de abril de 2012

As flexões verbais


O que representa as flexões verbais

As flexões verbais são expressas por meio dos temposmodo e pessoa da seguinte forma:
  • O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal.
  • O modo indica a atitude do falante ( dúvida, certeza, impossibilidade, pedido, imposição, etc.)á
  • A pessoa marca na forma do verbo a pessoa gramatical do sujeito.

Tempos

Há tempos do presente, do passado ( pretérito ) e do futuro.

Modo

Modo Indicativo

Indica uma certeza relativa do falante com referência ao que o verbo exprime; pode ocorrer no tempo presente, passado ou futuro:
Presente ( IdPr ):
Processo simultâneo ao ato da fala - fato corriqueiro, habitual:
Compro livros nesta livraria.
nota:
Usa-se também o presente com o valor de passado - passado histórico ( nos contos, narrativas )
Tempos do pretérito ( passado ) ( Id Pt ):
Exprimem processos anteriores ao ato da fala. São eles:
  • Pretérito imperfeito
    Exprime um processo habitual, ou com duração no tempo:
    Naquela época eu cantava como um pássaro.
  • Pretérito perfeito
    Exprime uma ação acabada:
    Paulo quebrou meu violão de estimação.
  • Pretérito mais-que-perfeito
    Exprime um processo anterior a um processo acabado:
    Embora tivera deixado a escola, ele nunca deixou de estudar.
Tempos do futuro ( Id Ft ): Indicam processos que irão acontecer:
  • Futuro do presente
    Exprime um processo que ainda não aconteceu:
    Farei essa viagem no fim do ano.
  • Futuro do pretérito
    Exprime um processo posterior a um processo que já passou:
    Eu faria essa viagem se não tivesse comprado o carro.

Modo Subjuntivo

Expressa incerteza, possibilidade ou dúvida em relação ao processo verbal e não está ligado com a noção de tempo. Há três tempos: presente, imperfeito e futuro.
Quero que voltes para mim.
Não pise na grama.
É possível que ele seja honesto.
Espero que ele fique contente.
Duvido que ele seja o culpado.
Procuro alguém que seja meu companheiro para sempre.
Ainda que ele queira, não lhe será concedida a vaga.
Se eu fosse bailarina, estaria na Rússia.
Quando eu tiver dinherio, irei para as praias do nordeste.

Modo Imperativo

Exprime atitude de ordem, pedido ou solicitação: Vai e não voltes mais.

Pessoa

A norma da língua portuguesa estabelece três pessoas:
Singular: eu , tu , ele, ela .
Plural: nós, vós, eles, elas.
nota:
No português brasileiro é comum o uso do pronome de tratamento você (s) em lugar do tu evós.

Referência: Língua portuguesa em uso (http://www.lpeu.com.br/a/As-flex%C3%B5es-verbais.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário